

No trabalho em equipe, assim em outros relacionamentos, o segredo do sucesso é a comunicação. Mas, não é qualquer comunicação (por isso vamos dar 4 dicas para ter qualquer conversa no fim desse post!). O processo de saber como se comunicar com a sua equipe de trabalho vai muito além de trocar uma ideia. Em primeiro lugar, é preciso falar sobre os incômodos. Afinal, ignorar problemas e conflitos nunca criou uma equipe de alta performance e tampouco criou uma operação escalável.
Ao avaliar os últimos processos de desenvolvimento de equipe, percebemos um ponto comum. Isto é: a crença que falar dos incômodos é prejudicial e irá acabar com o “bom” clima existente.
A palavra bom está entre parênteses porque não falar dos incômodos gera uma falsa sensação de um clima positivo no trabalho de equipe. Porém, geralmente, o que encontramos em empresas é justamente o oposto. Ou seja: funcionários insatisfeitos e uma equipe com o mínimo de convívio social necessário.
Conversar sobre incômodos e buscar formas de resolver situações são grandes competências e diferencias de uma equipe. Porém, o mais comum nas empresas é o hábito de colocar o incômodo embaixo do tapete. Isso costuma ser o começo de uma panela de pressão, que irá explodir a qualquer momento.
Na verdade, o que acontece é que temos medo das consequências de uma conversa sobre os aspectos que incomodam. Como será a reação do outro? Iremos nos afastar? O clima ficará horrível? Ainda conseguiremos fazer o trabalho em equipe?
Acredite: conversar aproxima e não conversar afasta.
Basta lembrar daquele colega que não conversou e você evita encontrar por não se sentir à vontade na presença dele e não querer um clima ruim (falamos sobre problemas de relacionamento aqui). Lembre-se também daquele outro colega que já passou por uma situação parecida, mas que conversou com você e vocês resolveram incômodos e agora dão boas risadas pela situação que passou.
A comunicação pode, inclusive, aumentar a confiança que uma pessoa tem na outra.
Outro aspecto importante é: se não falarmos, tudo vai continuar igual. Se você não fala, tudo continuará igual. Além disso, você mesmo começa a contribuir para esse cenário.
Descubra agora 4 dicas importantes para que você tenha qualquer conversa – até mesmo sobre temas difíceis:
1. Se prepare antes de conversar:
Ter uma conversa sobre incômodos e temas difíceis sem se preparar antes é pedir para dar errado. Se prepare, escreva o que pretende falar e tenha certeza que se encontra emocionalmente estável para a conversa.
2. Fale de fatos e comportamentos — e não sobre a pessoa:
Lembre-se: a conversa não é sobre a pessoa. É sobre fatos e comportamentos que geraram incômodos. As pessoas reagem a julgamentos e não a fatos. Fatos é algo observável e passível de ser descrito por todos da mesma forma. Exemplo: Eduardo chegou atrasado trinta minutos.
3. Realize a conversa se quiser propor uma mudança:
Importante: realize a conversa se tiver claro qual é a sua necessidade e a mudança desejada. Se ainda não tiver identificado sua necessidade e mudança desejada, por favor, busque identificar antes de realizar a conversa.
4. Conheça a Comunicação Não-Violenta:
Uma das filosofias mais interessantes que conheço e poderá te auxiliar na realização desta conversa é a Comunicação Não-Violenta. Recomendo que busque conhecer, praticar e vivenciar os princípios desta importante filosofia.
A Integrah trabalha há 12 anos com desenvolvimento de equipes com uma abordagem profunda e que permite conversas significativas e verdadeiras. Entre em contato conosco para transformar sua equipe.