

A motivação no ambiente de trabalho e o propósito vêm de fora ou vêm de dentro? Será que ter um propósito é suficiente para ter motivação? Você seria feliz trabalhando em um lugar que tem um grande propósito, mas que o seu dia a dia seja repleto de tarefas que você não gosta de realizar? Você teria grande motivação para acordar cedo, encarar o trânsito da cidade, chegar na empresa e trabalhar com algo que você adora fazer, mas que esta empresa não tivesse um propósito que você também tem? É hora de mudar de carreira? Acredito que este texto será polêmico e desde já convido os leitores para conversarmos sobre a proposta descrita aqui. Mas, vamos lá!
Uma coisa é fato: propósito sem impacto não engaja!
O termo “propósito” ganhou notoriedade há alguns anos. Desde então, muitas empresas e diversas pessoas defendem que a descoberta do propósito gera sentido, engajamento e satisfação no trabalho.
É verdade, o propósito é algo interessante. Contudo, acredito que ele faça parte de uma “Santíssima Trindade” da identidade organizacional ou de um indivíduo. Sendo ela: a prática, o propósito e o impacto.
Impacto: você sabe o que é?
Tenho percebido que o engajamento surge da percepção do impacto, e não do propósito. Mas, afinal, o que é impacto?
O impacto é a real diferença que eu gero quando realizo minha prática e propósito. Ou seja, aquilo que é concreto e percebido. Por exemplo:
Prática: conversar e estimula reflexões e diálogos.
Propósito: estimular organizações, equipes e indivíduos a ampliarem sua autopercepção e criarem formas mais coerentes de trabalhar e se relacionar.
Impacto: perceber como cria sua vida e falar “não percebia que eu criava tal situação” e, com isso, iniciar processos de mudança. Outros casos são aqueles quando gestores que começam a oferecer seu tempo para as pessoas, membros de equipe conseguirem conversar, sócios que decidem continuar juntos.
Quer saber mais sobre prática? Esse é um dos melhores vídeos do canal sobre esse assunto! Nele, explicamos a importância de descobrirmos a nossa prática.
Lembre-se que se você não percebe o impacto que gera, você pode ficar desestimulado. Sendo assim, não irá mais se engajar.
O propósito, sozinho, ainda é distante. O impacto aproxima.
Você sabe qual é a prática, o propósito, o impacto e a visão da sua empresa? Muitas não sabem. Por isso, a Integrah criou a roda da identidade. Nesta atividade, identificamos claramente a prática, o propósito, o impacto e a visão. E, assim, temos oferecido condições para equipes e gestores estarem mais conscientes da sua identidade e responsabilidade.